Notícias

Colesterol alto? Tome cuidado



O colesterol alto é um fator de risco para a saúde, pois não apresenta sintomas e é um dos responsáveis por grande número de doenças cardíacas. O colesterol tem duas fontes: o próprio corpo e alimentos ricos em gorduras como carnes, leites e derivados, manteiga e gema de ovo. É recomendada a ingestão máxima diária de 200 mg de colesterol.

Alguns fatores favorecem o aumento do colesterol, como: a hereditariedade, sobrepeso, a falta de atividade física e problemas de saúde como diabetes, doenças renais, doenças do fígado e doenças de tiróide.

Tipos de Colesterol:

HDL: é o colesterol "desejável", porque ajuda a remover a gordura das paredes das artérias. Ele carrega o colesterol "indesejável" das células do corpo para o fígado, para reutilizá-lo, convertê-lo em ácidos biliares ou descartá-lo.
LDL: é o colesterol "indesejável" porque ele se oxida e fica depositado nas paredes das artérias bloqueando a passagem do sangue e iniciando a arteriosclerose, endurecimento e espessamento da parede das artérias.

Formas de Prevenção:

- Atividades físicas ajudam a diminuir a quantidade de gordura no corpo.
- Dê preferência a alimentos de origem vegetal como frutas, verduras, legumes e grãos.
- Ingira uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol.
- Evite frituras e alimentos gordurosos.

O CABRAL RUBACK oferece o serviço de check-up laboratorial. Uma triagem através de exames complementares auxilia na prevenção de doenças e na promoção da saúde melhorando da qualidade de vida. Consulte seu médico!

Fontes: ABC da Saúde.

Fonte não informada


Outras notícias

© Cabral Ruback - 2018 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Ello Comunicação e Design