Vacinas

O que previne: Infecções causadas pelos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18. Estes quatro tipos de HPV estão relacionados com câncer de colo do útero, dos órgãos genitais, da boca e garganta, além de verrugas genitais.

Indicação: A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam a vacinação de mulheres de 9 a 45 anos de idade e homens de 9 a 26 anos;

– O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a vacina para meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos de idade.

Contraindicação: Gestantes e pessoas que apresentaram reação alérgica grave após receber uma dose da vacina ou a algum de seus componentes.

Esquema de doses: São recomendadas três doses com intervalo de pelo menos um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose;

– Nas Unidades Básicas de Saúde, a vacina está disponível em duas doses para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos: a segunda, seis meses após a primeira.